LOGO FCT PB

Concurso Fotografia

Como chegar

Logo EXPO FCT

Como chegar
Departamento de Matemática

Oferta Educativa

TAN? TAE? TAEG? Os "mistérios" das taxas de juro

TAN? TAE? TAEG? Os "mistérios" das taxas de juro

Em diversas situações do nosso quotidiano, somos confrontados com questões de natureza financeira:

- Quero investir as minhas poupanças;

- Necessito de um empréstimo para comprar um automóvel;

- Decidi investir no empréstimo obrigacionista do meu clube de futebol;

- ...

Em todas estas situações, na linguagem financeira associada, são utilizados os conceitos de juro simples/juro composto, TAN/TAE/TAEG, capitalização anual/semestral ou outras periodicidades.

Vem utilizar matemática e desvendar os mistérios das taxas de juro.

Ganha competências para discutir estas questões com o teu gestor bancário.

Actividade patrocinada pela Mercer

high
Boas decisões com Matemática

Boas decisões com Matemática

A Matemática ajuda-te a tomar melhores decisões. Há problemas reais e complexos, presentes no dia-a-dia de muitas empresas, semelhantes a situações que vais resolver. Confronta a solução (ótima?) obtida matematicamente com o teu bom senso para resolver algumas questões como:

- Vou embarcar numa viagem de sobrevivência e na minha mochila só posso levar um número reduzido de objetos. Como escolher a melhor combinação?

- Como escolher a melhor equipa quando existem incompatibilidades entre os seus membros?

Ir ali e voltar: um problema de 1 milhão de dólares

Ir ali e voltar: um problema de 1 milhão de dólares

Encontrar o percurso mais curto que passe uma única vez por cada cidade de uma certa zona é conhecido como o problema do caixeiro viajante. Apesar deste problema ser investigado desde os anos 50, o seu estudo não está concluído. A sua importância é tal que há um prémio de 1 milhão de dólares para quem conseguir produzir um algoritmo muito eficiente. Queres descobrir o melhor percurso para ver 15 atividades ExpoFCT distribuídas pelo campus?

Os Mapas e a Matemática

Os Mapas e a Matemática

Para leres um mapa precisas de saber alguns conceitos de Matemática, como o de ângulo entre dois vetores, sistemas de coordenadas e curvas de nível. Sabes usar uma bússola e um mapa para calcular o desvio magnético, os desníveis e áreas?

1 - determinação da declinação magnética de qualquer lugar do globo - http://www.magnetic-declination.com/

2 - determinação da latitude e longitude geográficas de qualquer lugar do globo - http://pt.mygeoposition.com/

Matemática e Risco

Matemática e Risco

Imagina que és engenheiro e trabalhas numa empresa cuja tecnologia depende do petróleo. Esta matéria prima está sujeita a grandes variações de preços. O risco de mercado associado às oscilações das taxas de juro, taxas de câmbio ou dos preços das matérias primas pode ser reduzido com derivados financeiros (como por exemplo as opções).  

Sabes qual é o preço justo a pagar (hoje) pela opção (mas não a obrigação) de comprar um barril de petróleo em junho de 2017 por 55 USD?

Actividade patrocinada pela Mercer

A yahyzozaoigw e a tnoçrssãapio

A yahyzozaoigw e a tnoçrssãapio

Para aprender as técnicas base da criptografia, a yahyzozaoigw e a tnoçrssãapio, basta trazeres um lápis!
Como um bom espião vais ter que usar protocolos de vdavfaavgdfvxxxaaxfaafaf reais, envolvendo as duas técnicas.
E mais não dizemos...

Truques geométricos

Truques geométricos

A Matemática precisou de muitos séculos para atingir o atual grau de sofisticação: durante a Idade Média a numeração árabe estava pouco divulgada, não havia algoritmos eficientes para efetuar uma divisão ou um produto, os números negativos eram desconhecidos, não tinha sido descoberta uma fórmula algébrica para resolver equações polinomiais quadráticas... Estas equações eram resolvidas usando métodos geométricos!

Queres saber como? 

Combinatória: a arte de contar

Combinatória: a arte de contar

Considera as sequências formadas com os números naturais de 1 a n. Uma sequência tem a inversão i se o número i+1 se encontra à esquerda do número i. Por exemplo, a sequência 41352 tem as inversões: 2 e 3. Outra sequência com exatamente as mesmas inversões é 14532. Há mais sequências?  O caso das sequências de comprimento 5 é fácil! Aprende a resolver este problema para sequências de qualquer comprimento usando técnicas de contagem, como por exemplo o princípio de inclusão-exclusão e o cálculo de combinações sem repetição e responde:

Qual o número de sequências que têm as mesmas inversões?

Percursos e Grafos

Percursos e Grafos

No primeiro dia da Campanha Eleitoral para as Autárquicas, a comitiva de um dos candidatos pretende caminhar pelo percurso assinalado no mapa.

É possível percorrer as ruas assinaladas uma e uma só vez, sem sair do percurso?
Caso não seja, como pode a organização alterar ligeiramente o percurso para o permitir?
A Teoria dos Grafos, em particular a dos Grafos Eulerianos, permite responder facilmente a estas e a muitas outras questões!

Epidemias e vacinas

Epidemias e vacinas

Desde o início da vacinação em massa a prevalência de sarampo diminuiu drasticamente e, em muitos países, o sarampo considera-se controlado. No entanto, recentemente surgiram diversos surtos, como o caso da Disneyland, nos Estados Unidos. O que será necessário para controlar uma doença por vacinação? Porque aparecem estes surtos? Como a Matemática nos pode ajudar a compreender este problema?

Propomos um desafio: Determina a percentagem mínima da população que se deve vacinar para controlar o sarampo em Portugal.

Reconhecimento de padrões

Reconhecimento de padrões

Conseguimos, desde crianças, reconhecer objetos em imagens. O ser humano aprende vendo exemplos.

Tens ideia de como criar uma função matemática ou um programa de computador que aprenda, com exemplos, a identificar objetos em imagens?

Como podemos usar a Matemática para construir um molde ou um desenho?

Como podemos usar a Matemática para construir um molde ou um desenho?

Todos nós já fizemos o exercício lúdico de unir um conjunto de pontos de modo a formar uma determinada figura. Constrói uma figura usando um spline linear (dois pontos consecutivos são unidos por retas) e um spline cúbico (uma função mais suave).... Confuso? Descobre o que são estas funções spline e como podem ser importantes na  indústria automóvel, por exemplo, na construção de moldes ou no cinema de animação.
No final vais construir o teu “molde”!

Como (não) ser enganado pela Estatística!

Como (não) ser enganado pela Estatística!

Quem já não ouviu:
- "Se eu comer um frango e o meu amigo não comer nenhum, em média comemos ambos meio frango e ficamos todos sem fome!"...
- "Os dados, se bem "martelados" confessam sempre"...
- "Há mentiras e há... estatística!"
Tal como há ilusões óticas também há quem manipule dados para nos enganar. Como não cair no engano? Vem desmistificar o desconhecimento!

 

Atividades desenvolvidas com o apoio do CMA - Centro de Matemática e Aplicações

CMA

Matemática de Rua com Rogério Martins

Matemática de Rua com Rogério Martins

Sabes manipular uma bicicleta?… Olha que não! Olha que Não!!!… Podes nunca ter reparado, mas uma bicicleta está carregadinha de matemática. É isso mesmo que o Rogério Martins, apresentador do programa "Isto é Matemática", te vai mostrar. Sem espinhas, ali mesmo no meio da rua!

O que é um atuário?

O que é um atuário?

Hora: 14h30m

"O que é um atuário?" - Eis uma questão que todos os atuários já tiveram que responder alguma vez na vida, quando dizem qual a sua profissão.

Em termos muito gerais, um actuário é um matemático, é um estatístico e um analista de risco.

Nesta palestra, abordaremos em que consiste a profissão de atuário, quais as funções desempenhadas e as possíveis saídas profissionais.

Através de um pequeno exemplo, calcularemos probabilidades de morte e de sobrevivência de acordo com a Tabela de Mortalidade Portuguesa (INE 2013-2015).

Actividade patrocinada pela Mercer

O que significa ser Matemático?

O que significa ser Matemático?

Hora: 15h

Existe a profissão Matemático? Será possível trabalhar em Matemática dando contributos importantes para o Saber e para a Sociedade?

Se pretendes respostas a estas questões ou apenas ouvir testemunhos de quem ama o seu trabalho vem assistir à Palestra.