LOGO FCT PB

Concurso Fotografia

Como chegar

Logo EXPO FCT

Como chegar
Departamento de Física

Oferta Educativa

O Físico Detetive

O Físico Detetive

A radiação X ao incidir nos átomos dos elementos produz ionizações. Os átomos ao regressarem ao estado fundamental emitem radiação característica que permite a identificação dos elementos da amostra a estudar e assim podemos reconhecer se uma nota, uma moeda, uma pintura são verdadeiras ou falsas. high
Electromagnetismo

Electromagnetismo

Vamos ver o rasto dos eletrões na escuridão de um laboratório, aprender física com um vulgar globo de plasma, descobrir porque podem saltar uns anéis metálicos e, se o tempo ajudar, ainda vamos ficar com os cabelos em pé!

Mais informações

Biomecânica e Eletrofisiologia

Biomecânica e Eletrofisiologia

Como se contraem os nossos músculos? - medidas da atividade muscular.
Para onde estamos a olhar? - deteção de movimentos voluntários e involuntários dos olhos por meio de eletro-oculograma.
Como se cria um detetor de mentiras?
Como avaliar o nosso estado físico? - medidas eletrofisiológicas: respiração, atividade cardíaca, condutividade elétrica da pele e ondas cerebrais.

Mais informações

Física Nuclear

Física Nuclear

A radioatividade natural permite datar a Terra e o Sistema Solar e tem mantido o nosso planeta quente ao longo destes 4500 milhões de anos!! A radiação ionizante rodeia-nos, apesar de não a vermos a olho nú e só em casos extremos a sentirmos. Entretanto, o homem desenvolveu tecnologia que permite visualizar e quantificar esta radiação, os chamados detetores de radiação. Nesta atividade, estarão expostos vários destes detetores em funcionamento e a informação que se pode tirar será explicada.

Mais informações

Viva! a Física

Viva! a Física

Com experiências divertidas e interativas (mexe, faz e experimenta) descobrirás alguns aspectos menos intuitivos da física. Experimenta como acertar sempre no alvo, como controlar com o corpo a rotação do teu banco e a tua bicicleta, como se originam os ciclones, como funcionam os motores a gasolina e a diesel, qual a distribuição da velocidade das moléculas devida à agitação térmica e outros mistérios da ciência.

Ótica e Fotónica / Física Atómica

Ótica e Fotónica / Física Atómica

A atividade consiste na observação e interpretação de fenómenos físicos que envolvem a propagação da luz e a formação de imagens. As demonstrações experimentais, envolvem entre outras a refração da luz através de meios com diferentes características, a formação de imagem no olho e imagens formadas por lentes e espelhos.

Criogenia e Supercondutividade

Criogenia e Supercondutividade

A Criogenia, i.e. a tecnologia das muito baixas temperaturas, é utilizada em muitos domínios “High Tech” como a “electrónica quântica” (magnetoencefalografia, …), a “supercondutividade” para a construção das bobinas utilizadas para as imagens médicas, ou ainda para arrefecer nos satélites detectores infravermelhos utilizados para a observação da terra ou em astronomia.

Neste laboratório, mostraremos alguns exemplos e efeitos espectaculares ligados ao mundo estranho das baixas temperaturas.

Engenharia Física e Engenharia Biomédica na FCT

Engenharia Física e Engenharia Biomédica na FCT

Sessão de esclarecimento com a presença dos coordenadores dos cursos e de alunos de anos avançados.

Pretende-se esclarecer os conteúdos e objetivos do curso bem como as saídas profissionais.

Serão abordadas questões do tipo:

Porquê Engenharia Física ou Engenharia Biomédica?

O que fazem os Engenheiros Físicos e os Engenheiros Biomédicos?

Onde trabalham?

Quais os temas de dissertação final?

Que investigação se faz no Departamento de Física?

“Detective” de Fugas!

“Detective” de Fugas!

Apresentação do METROVAC— Laboratório de Tecnologia e Metrologia de Vácuo.

Colisões Moleculares

Colisões Moleculares

Como estudamos o efeito da radiação em meio fisiológico, nomeadamente processos de troca de carga em colisões átomo (potássio) – molécula (bases ADN, ARN, proteínas, açúcares,...).

Ciência & Engenharia de Superfícies

Ciência & Engenharia de Superfícies

Apresentação do Laboratório de Ciência de Superfícies e da atividade em curso.

Lasers

Lasers

Serão realizadas apresentações de :

1. protótipos de laser solar de Nd:YAG e Cr:Nd:YAG

2. produção de laser de estado sólido de Nd:YAG bombeado por díodo de laser e processamento de materiais por laser de estado-sólido.

3. vídeos do funcionamento do nosso laser solar.

Plasmas e Aplicações

Plasmas e Aplicações

Prevê-se nesta atividade a demonstração de uma descarga elétrica num tubo de vidro a baixa pressão e de uma descarga num cátodo magnetrão num sistema de alto vácuo. Bem como uma descrição breve de como estes tipos de descargas são utilizados para obtenção de revestimentos e alteração de propriedades óticas, elétricas e mecânicas na indústria dos semicondutores, medicina e ótica; para aplicações tecnológicas e ambientais.

Fotoionização

Fotoionização

Quando fotões de determinada energia interagem com os átomos ou moléculas das espécies em estudo, libertam-se eletrões - fotoeletrões - das orbitais de valência. A energia cinética desses fotoeletrões é medida e registada. Os espetros de fotoeletrões apresentam bandas que caracterizam as orbitais de valência.