LOGO FCT PB

Concurso Fotografia

Como chegar

Logo EXPO FCT

Como chegar
Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa

Os emojis da Couve Roxa...

Sabias que a couve roxa também cora de acordo com o seu estado “emotivo”? Verde, azul, roxo, rosa, vermelho...  A couve roxa contém antocianinas, que são pigmentos responsáveis por uma variedade de cores em frutos, flores e folhas que variam do vermelho ao azul em função do pH da solução em que se encontram. Devido a estas propriedades das antocianinas, é possível utilizar um extrato de couve roxa como indicador do pH de uma solução (identificando se é uma solução ácida, neutra ou alcalina). Vem experimentar e descobrir qual o pH de alguns alimentos que consomes diariamente! high
Bactérias que riem no escuro

Bactérias que riem no escuro

A bactéria marinha Vibrio fisheri emite naturalmente luz. Vem ver como elas brilham e como essa luz é utilizada por outros organismos aquáticos. Vem ver também como essa luz nos pode ajudar a perceber se determinados compostos químicos são ou não  tóxicos.  
Carapaça de caranguejos pode salvar a poluição dos ocean

Carapaça de caranguejos salva a poluição dos oceanos?

A carapaça de caranguejos possui quitina, um polissacárido que através de um processo de alcalinização sob altas temperaturas pode dar origem ao quitosano. O quitosano tem várias aplicações, entre as quais a sua utilização na produção de bioplásticos, que são biodegradáveis. Desta forma, como estes bioplásticos se degradam em pouco tempo, estes materiais podem contribuir para salvar a poluição dos oceanos com plástico. Nesta atividade podes observar o seu efeito em carne de aves por comparação com a película comercial.

Não tem açúcar mas é doce…

Não tem açúcar mas é doce…

Um dos desafios atuais da sociedade é o de reduzir o consumo de açúcar no dia-a-dia. E sabes que há alternativas para a sua substituição e que são menos calóricas? Vem fazer um jogo connosco e tentar acertar no produto que é mais calórico! E descobrir numa prova triangular qual é o sumo que não tem açúcar mas que é doce!

Biorefinarias: o futuro da valorização de resíduos

Biorefinarias: o futuro da valorização de resíduos

Uma Biorefinaria consiste na conversão sustentável de biomassa em bioenergia e bio-produtos de valor acrescentado significativo, tais como produtos químicos (incluindo pigmentos, óleos essenciais e outros compostos bioativos), rações animais ou bio-materiais. Este conceito desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de uma economia circular, assente nos princípios da redução da produção de resíduos.

“Alimentos versus Antibióticos”

“Alimentos versus Antibióticos”

De alimento a poluente. Será possivel obter um antibiótico a partir de alimentos? Queres conhecer um microrganismo com esta capacidade? Sabes o que é um antibiótico? Sabes como detetá-los?

Vem obter as respostas a estas e outras questões.

Contamos contigo.

Vem provar sobremesas inovadoras

Vem provar sobremesas inovadoras

A Condi Alimentar é uma empresa portuguesa, fundada em 1991 e tem como principal objetivo criar produtos deliciosos e fáceis de preparar, sem esquecer o lado saudável.

O departamento de Investigação e Desenvolvimento I&D é um dos mais importantes da empresa, já que lhe permite criar e melhorar as fórmulas dos seus produtos. No processo de criação de novas fórmulas, tem de se explorar novos ingredientes, fazer experiências com misturas, acompanhar legislação em vigor, desenvolver modos de preparação simples para os consumidores e no decorrer de todo o processo fazer degustações do produtos final. Seja sem açúcar, biológico ou que se consiga fazer no micro-ondas, o I&D tem de encontrar as respostas para os desafios propostos! Por isso, a Condi privilegia uma ligação permanente com a Universidade Nova, seja para projetos específicos (por exemplo Mestrado), seja para novas oportunidades na empresa. Vem connhecer e provar alguns dos produtos que estamos a desenvolver.