LOGO FCT PB

Concurso Fotografia

Como chegar

Logo EXPO FCT

Como chegar
Departamento de Conservação e Restauro

Oferta Educativa

Obras de arte em plástico!? E agora?

Obras de arte em plástico!? E agora?

Sabias que o plástico se degrada facilmente? A vida útil de muitos plásticos é curta, principalmente quando comparada com a de materiais como o vidro, a pedra ou a madeira. Vem saber como é que a conservação tira partido da espectroscopia de infravermelho para melhor conhecer e preservar este património em risco.

high
E depois de partido? C&R no Vidro e na Cerâmica

E depois de partido? C&R no Vidro e na Cerâmica

Queres saber como é feito um vidro? Perceber como se degradam as cerâmicas? Todo este conhecimento é necessário ao conservador para fazer um bom diagnóstico do estado de conservação de uma peça. Vem aprender a olhar para uma peça de cerâmica ou vidro e fazer o seu diagnóstico!

C&R nos Metais

C&R nos Metais

O ferro oxida com muita facilidade. Um procedimento possível para retardar a oxidação superficial do ferro é a aplicação de soluções de ácido tânico e de ácido fosfórico. 

Consultório do LIVRO: casos clínicos

Consultório do LIVRO: casos clínicos

As diferenças de composição entre um papel manual (antigo) e um papel industrial (recente), entre uma estrutura de encadernação atual e de encadernação de produção manual, justificam as principais patologias de degradação do livro e são a razão para que um livro velho possa parecer novo e um livro novo possa parecer velho. Através do exame macroscópico com diferentes tipos de iluminação vem diagnosticar as varias patologias que podem afetar o livro e compreender os diferentes desafios que se colocam à conservação de livros antigos e modernos.

Escrever como na Idade Média: uma viagem no tempo

Escrever como na Idade Média: uma viagem no tempo

Com tintas de escrita medievais e penas iremos reproduzir a perfeita caligrafia dos copistas medievais. Nesta actividade, com materiais sustentáveis e tecnologias amigas do ambiente, descobriremos como se preparava uma tinta ferro-gálhica na Idade Média.