LOGO FCT PB

Como chegar

Logo EXPO FCT

Como chegar
Percurso 7

Espaço, Segurança e Defesa

DEMI, DEEC, DM, DI

As questões relativas à segurança, à defesa e ao espaço são muito importantes para a Europa e a FCT NOVA participa com muito empenho neste esforço. Neste percurso podes tomar contacto com técnicas inovadoras para encriptação de mensagens, com modelação para construção de robôs e drones e até com o desenvolvimento de componentes de um pequeno satélite, o Infante, que integra um sistema de vigilância marítima, de observação da Terra e de comunicação entre satélites e estações terrestres.

A yahyzozaoigw e a tnoçrssãapio

DM | A yahyzozaoigw e a tnoçrssãapio

Para aprender as técnicas base da criptografia, a yahyzozaoigw e a tnoçrssãapio, basta trazeres um lápis!
Como um bom espião vais ter que usar protocolos de vdavfaavgdfvxxxaaxfaafaf reais, envolvendo as duas técnicas.
E mais não dizemos...

DM | Que idade tem uma estrela? Uma combinação perfeita entre Matemática e Astro

DM | Que idade tem uma estrela? Uma combinação perfeita entre Matemática e Astrofísica!

A determinação da idade de uma estrela é relevante em Astrofísica, nomeadamente nas teorias que descrevem a formação dos sistemas planetários e de estrelas e nas teorias que descrevem a evolução química das galáxias. Contudo, para a generalidade das estrelas, o seu cálculo não pode ser feito de forma directa, traduzindo-se num problema de Optimização. Vem conhecer este problema e quais as técnicas Matemáticas que são usadas na sua resolução.

DI | Segurança, Criptografia Aplicada e Privacidade

DI | Segurança, Criptografia Aplicada e Privacidade

A segurança e a privacidade (em toda a envolvente da nossa Cibersegurança) são assuntos complexos. Mas ideia chave para lidarmos com essa realidade complexa é só uma: “mais conhecimento e mais sensibilização em cada um de nós”. Nesta atividade vamos falar de segurança e proteção, quando usamos os nossos computadores ou telemóveis.

Vamos aprender de forma divertida como as ferramentas da criptografia são tão importante para estarmos mais seguros. Depois faremos uma pequena viagem com atividades simples que nos vão alertar para estarmos mais atentos à realidade que nos rodeia para preservarmos de forma higiénica a nossa privacidade. Vamos experimentar como mudanças simples dos nossos comportamentos e da forma como lidamos com os nossos dispositivos podem fazer uma grande diferença em evitarmos a exposição desnecessária dos nossos de dados e assim termos uma vida digital mais saudável.