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Percurso 3

Biomedicina e Dispositivos Biomédicos

DCV, DF, DEEC, DM, DCM, DCSA

A ciência e a tecnologia pela sua abrangência têm um elevado impacto nas áreas da Biomedicina e Dispositivos médicos, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de tecnologias de apoio ao diagnóstico e intervenção bem como na prevenção de doenças. Associa, por exemplo, a Medicina à Física, à Biologia e à Química de forma a compreender os fenómenos relacionados com aplicações em Saúde. Queres ver como?

DCM | A segunda pele do Homem-Aranha

DCM | A segunda pele do Homem-Aranha

A atividade visa a produção de fibras usando a técnica de eletrofiação. Tal como o nome indica, esta técnica usa campos elétricos para produzir fibras a partir de diversos polímeros. As fibras produzidas possuem dimensões que vão desde as dezenas de nanómetro até alguns micrómetros e com aplicação em medicina, para regeneração de tecidos.

DCM | Queres fazer um biossensor de papel?

DCM | Queres fazer um biossensor de papel?

Nesta atividade vais poder fazer um biossensor de papel utilizando a tecnologia lab-on-paper e fazer um teste no laboratório. Poderás ainda ver como se fazem estes sensores para testes de diagnóstico da tuberculose e outras de doenças infeciosas.

DF | Biomecânica e Eletrofisiologia

DF | Biomecânica e Eletrofisiologia

- Como se contraem os nossos músculos? - medidas da atividade muscular;

- Como avaliar o nosso estado físico? - medidas eletrofisiológicas: respiração, atividade cardíaca e outras;

- Sabias que os seres humanos irradiam radiação infravermelha com um comprimento de onda de 10 µm? - a termografia pode ser um bom método complementar de apoio ao diagnóstico de patologias do foro circulatório e de identificação de processos inflamatórios.

Epidemias e vacinas

DM | Epidemias e vacinas

Desde o início da vacinação em massa a prevalência de sarampo diminuiu drasticamente e, em muitos países, o sarampo considera-se controlado. No entanto, recentemente surgiram diversos surtos, como o caso da Disneyland, nos Estados Unidos. O que será necessário para controlar uma doença por vacinação? Porque aparecem estes surtos? Como a Matemática nos pode ajudar a compreender este problema?

Propomos um desafio: Determina a percentagem mínima da população que se deve vacinar para controlar o sarampo em Portugal.

DM | A saúde humana vista através do espelho multifacetado da estatística

DM | A saúde humana vista através do espelho multifacetado da estatística

Diferentes análises estatísticas de factos de saúde podem resultar em conclusões diferentes, até opostas. Como é que isso é possível? Só para quem não percebe o que está a fazer. Nesta atividade fornecem-se as explicações no âmbito de casos reais.