LOGO FCT PB

Como chegar

Logo EXPO FCT

Como chegar
Departamento de Informática

Oferta Educativa

Vem imaginar o futuro da revolução informática!

Vem imaginar o futuro da revolução informática!

Os estudantes de Engenharia Informática da NOVA vão mostrar-te como tu, ainda enquanto aluno, poderás transformar as tuas ideias mais criativas em sistemas que funcionam a sério, como video jogos, aplicações para a internet ou smartphones, que poderão influenciar e ajudar pessoas e organizações em todo mundo. O hall de projetos de inovação irá demonstrar produtos tecnológicos desenvolvidos de forma independente pelos estudantes com base no conhecimento e aptidões desenvolvidas durante o curso.

Computação Quântica

Computação Quântica

Os computadores, como os smartphones que usamos no dia a dia, usam circuitos eletrónicos, mas podem fazer-se computadores com base em tecnologias muito diferentes. Os primeiros computadores eram mecânicos, mais tarde apareceram computadores eletromecânicos, depois eletrónicos, digitais ou analógicos, e também é possível atualmente construir computadores com células biológicas. Atualmente começam a construir-se computadores que exploram partículas sub-atómicas individuais (fotões ou eletrões), para processar informação no "estranho mundo" da física quântica. Vem conhecer este "estranho mundo" e perceber como um computador quântico poderá pesquisar informação muito mais rapidamente que um computador clássico, trabalhando simultaneamente em universos paralelos (serão?).

A irmandade das caixas

A irmandade das caixas

Vamos ensinar um conjunto de caixas de fósforos a saber jogar de forma inteligente e ganhar contra humanos utilizando técnicas de aprendizagem automática.

Campus VR

Campus VR

O Campus VR é uma atividade elaborada pelo núcleo de Informática da FCT onde podes ver todo o campus da faculdade de forma virtual! Num ambiente de total imersão virtual podes caminhar livremente e apreciar a dimensão do campus da Caparica através da aplicação de realidade virtual desenvolvida para telemóveis que foi criada inteiramente por alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Informática (MIEI) no DI.

codingfest.org

codingfest.org

A atividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. A atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo. Mais informação em codingfest.org

Aplicações na Web

Aplicações na Web

Muitos dos sistemas informáticos estão hoje disponíveis através da Internet, acessíveis a todos através de um browser. Nesta atividade é possível perceber como é uma aplicação é construída para funcionar num programa navegador (browser). Vais ser divertido experimentar como fazer uma página web integrando informação de várias proveniências.

Snake AR

Snake Augmented Reality

O Snake AR é um jogo de realidade aumentada para duas pessoas em que cada jogador controla uma cobrinha virtual. A principal diferença em relação aos jogos de computador tradicionais é o facto do jogo utilizar como cenário uma fotografia do mundo real. Como tal, os jogadores podem criar níveis para o jogo utilizando elementos e obstáculos do ambiente circundante. O objetivo dos jogadores será sobreviver o máximo tempo possível sem sair do plano de jogo, sem tocar nos obstáculos presentes nesse plano e sem tocar na sua cobrinha, ou na do oponente.

Mundos Virtuais

Mundos Virtuais

Certamente, muitos de vós conhecem o clássico jogo de computador "Os Sims". Portanto, não será novidade a possibilidade de controlar de forma limitada personagens em mundos virtuais. Mas, que tal subir um patamar no nível de ambição? Que tal ser capaz de criar novos mundos de raiz e de descrever com grande flexibilidade o comportamento e a interação entre os personagens presentes? Este objetivo está ao alcance de todos, mesmos de leigos em matéria de programação de computadores. Venham aprender um pouco de pensamento computacional e alguns princípios da programação no contexto do sensacional programa "Alice".

Informática Artesanal

Informática Artesanal

O que faz andar os computadores não é a eletricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos que resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel.

Pong!

Pong!

PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete... e que ganhem os melhores! Apresentamos também a Engenharia Informática e como os conhecimentos desta área foram usados pelos alunos do curso na construção deste PONG.