LOGO FCT PB

Como chegar

Logo EXPO FCT

Como chegar
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
À Escuta do Conhecimento

À Escuta do Conhecimento

Vem aprender mais sobre como o som e a escuta foram e são usados para estudar fenómenos científicos. Desde o escutar o interior do corpo com o estetoscópio no séc. XIX à confirmação da existência do bosão de Higgs em 2013 pela transformação de de dados em sequências sonoras, vem "ver" como o som é uma ferramenta para produzir conhecimento. 

 

As atividades que temos para ti são:

  • · Experimentares o mapa sonoro da FCT
  • · Assistires a demonstração de sonificações (ou gráficos sonoros) de problemas ambientais. 
  • · Descobrires equipamentos de captação de sons distantes (microfone parabólico) e "inaudíveis" (microfones de contacto, hidrofone e eletromagnéticos);
  • · Descobrires exemplos históricos de uso do som como conhecimento.
  • · Participares na nossa orquestra de campos eletromagnéticos e fazeres parte de um pequeno concerto improvisado.
high
Por favor apertem os cintos...

Por favor apertem os cintos...

Visita a um cockpit, explicando alguns dos instrumentos disponíveis para o piloto aviador, exemplificando nesta aplicação. Será que conseguimos aterrar em pleno nevoeiro?

A Física e a Matemática do Bungee-Jumping

A Física e a Matemática do Bungee-Jumping

O Bungee-jumping é um desporto de Aventura relativamente popular, que proporciona alguns “sustos e quebras de respiração” aos praticantes…

Nesta sessão, terás oportunidade de criar um modelo de um salto em bungee-jumping, utilizando um boneco, um elástico e... uma folha de cálculo para explorar e investigar o que se passa num salto e quais devem ser as propriedades da corda elástica para não colidir com o chão ou a água.

Destina-se aos alunos de 10.º a 12.º ano

Máximo: 30 alunos.

Ambientes i-Moodle: interativos & inovadores

Ambientes i-Moodle: interativos & inovadores

Experimenta as potencialidades interativas

Vê as possibilidades para aprendizagem a distância, utilizando as ferramentas interativas e inovadoras com o Moodle – Chat, Quiz, Gamificação e Vídeo-conferência.

- Special FX e vídeo digital: um exemplo das aplicações do vídeo digital

Special FX e vídeo digital: um exemplo das aplicações do vídeo digital

Filmagem com recurso de Chroma Key. Vê como configurar um espaço de gravação vídeo com recurso ao efeito de Chroma Key (fundo verde). Aprende a criar as condições necessárias para uma integração de vídeo captado e inserção de efeitos especiais.

- Realidade Virtual? Realidade Aumentada? Ficção científica ou realidade?

Realidade Virtual? Realidade Aumentada? Ficção científica ou realidade?

A realidade na FCT vai além do vermos através dos nossos olhos! Vem aprender como funciona a nova tecnologia de realidade aumentada e ver como alguns objetos na FCT tem mais informação do que aparentam!

Games, Gamification e Gaming - 3 conceitos diferentes muitas vezes visto como ig

Games, Gamification e Gaming - 3 conceitos diferentes muitas vezes visto como iguais

Vem descobrir o que são e como podemos desenvolver motivação, competências e aprendizagens através deles.

Reenquadrar o passado para repensar o futuro: a mobilidade urbana sustentável e

Reenquadrar o passado para repensar o futuro: a mobilidade urbana sustentável e a Velo City, Lisboa, 2021

Nesta palestra iremos pensar em como reenquadrar a história da mobilidade urbana sustentável de Lisboa, na qual a sua história da mobilidade ciclável se insere, nos pode ajudar a pensar um futuro mais sustentável. Este reenquadramento histórico irá ter em conta cinco factores: o desenvolvimento urbano, as opções de mobilidade alternativas, os conceitos da política de tráfego, a eficácia dos movimentos sociais e a análise do estatuto cultural dos ciclistas.

Smart Up!

Smart Up!

Milhares de novos dispositivos “smart” são inventados todos os dias, e os objectos que utilizamos e os espaços em que vivemos parecem cada vez mais inteligentes, autónomos e conectados. Vem testar o teu conhecimento do mundo digital! Vamos mostrar-te alguns aparelhos "inteligentes" e terás de adivinhar se existem ou (ainda) não (e, entretanto, pensar se conectar tudo à internet será a coisa mais inteligente...).

Biomedicine for all?

Biomedicine for all?

Nesta atividade poderás recordar ou conhecer alguns dos acontecimentos mais marcantes da biomedicina que nos permitiram lidar com novas doenças e encontrar inúmeras respostas para o seu diagnóstico, a sua prevenção e/ou tratamento como a tuberculose, o HIV/SIDA, o cancro, ou ainda a hipertensão, a obesidade ou a diabetes. Poderás testar os teus conhecimentos, individualmente ou em grupo e descobrir novos horizontes para o teu percurso académico futuro.

Património Científico e Tecnológico

Património Científico e Tecnológico

Sabes o que é património? Sabias que há património da ciência e da tecnologia? A própria engenharia é fruto do desenvolvimento da técnica e do saber científico ao longo dos séculos. Estes avanços refletem-se na estrutura e materiais utilizados na construção de monumentos. Também no aperfeiçoamento de instrumentos que permitem ampliar o conhecimento científico e tecnológico. Vem conversar connosco e aprender mais sobre alguns objetos históricos que são fundamentais para a ciência e tecnologia atual.

 

A atividade que temos para ti é:

- Experimentares o nosso jogo;

- Descobrires objetos essenciais na evolução da tecnologia;

- Descobrires a técnica utilizada nos monumentos históricos