LOGO FCT PB

Como chegar

Logo EXPO FCT

Departamento de Ciência dos Materiais

Oferta Educativa

Ler o futuro no papel eletrónico

Ler o futuro no papel eletrónico

Nesta atividade vais poder imprimir pistas condutoras e resistências em cima de papel para formares um circuito de modo a acender um LED. Esses circuitos podem ser também usados para criar etiquetas inteligentes integrando sensores de temperatura e mostradores eletrocrómicos.

high

 

Escrever Materiais com a luz

Escrever Materiais com a luz

Nesta atividade vais poder ver o processo de fotolitografia que permite gravar padrões, texto ou figuras numa películas de alumínio depositada sobre vidro.

Sensores de UV

Sensores de UV

Nesta atividade vais poder dar azo à tua imaginação e desenhar um sensor sensível à radiação UV com uma simples folha de papel, um lápis e nanopartículas de óxido de zinco. Depois de feito podes fazer um teste na presença de radiação ultra violeta. O óxido de zinco, quando exposto à radiação visível não sofre qualquer alteração na sua condutividade elétrica, no entanto, quando são exposto a radiação UV, apresenta uma elevada fotocondutividade, causada pela absorção de fotões.

Processamento de Polímeros

Processamento de Polímeros

Os polímeros são materiais formados por moléculas muito longas, constituídas por pequenas unidades (monómeros) repetidas, que são fornecidos sob a forma de grãos ou pó.

Para fabricar objetos úteis com os polímeros torna-se necessário transformar (processar) os pós/grânulos, existindo várias técnicas de que se destacam a injeção, a extrusão e a injeção-sopro.

Neste trabalho ilustra-se o processamento por extrusão, preparando para o efeito uma tira plástica, na extrusora existente no DCM. 

Ver como os golfinhos

Ver como os golfinhos

A montagem desta experiência consiste numa sonda de ultra-sons que se encontra conectada a um sistema de mapeamento 2D. Em cada ponto da malha bidimensional é enviado em sinal de ultra-sons e recebido o respectivo eco. Através do eco é calculada a distância da sonda ao objeto e construída uma imagem 3D do fundo subaquático .

Materiais que mudam de cor

Materiais que mudam de cor

Vem ver como podes desenhar padrões com materiais eletrocrómicos que mudam a sua coloração quando sujeitos a um estímulo elétrico

Imagem por Ressonância Magnética Nuclear

Imagem por Ressonância Magnética Nuclear

Nesta atividade, através da Imagem por Ressonância Magnética Nuclear, será possível observar o interior de corpos e peças sem as partir ou cortar. Com esta técnica não destrutiva conseguirão visualizar as imagens com uma definição que vai até as dezenas de micrómetros por pixel.

Limpar os oceanos com celulose

Limpar os oceanos com celulose

Nesta atividade vamos demonstrar como é possível limpar os oceanos depois de um derrame de óleo. Através da utilização da utilização de membranas celulósicas, os participantes poderão proceder à separação de uma mistura água/óleo filtrando-a de modo a obter água limpa.

Pedra ou lixo qual o mais denso?

Pedra ou lixo qual o mais denso?

Poderá o lixo transformar-se em pedra? Esta experiência permite verificar que nem todos os resíduos são totalmente inúteis; com “o lixo” podemos produzir vidros ou ecocerâmicos. Vamos ainda determinar a massa específica de algumas matérias-primas e de vidros sustentáveis.