LOGO FCT PB

Como chegar

Logo EXPO FCT

Como chegar
Departamento de Informática

Oferta Educativa

Vem imaginar o futuro da revolução informática !

Vem imaginar o futuro da revolução informática !

Os estudantes de Engenharia Informática da NOVA vão mostrar-te como tu, ainda enquanto aluno, poderás transformar as tuas ideias mais criativas em sistemas que funcionam a sério, como video jogos, aplicações para a internet ou smartphones, que poderão influenciar e ajudar pessoas e organizações em todo mundo. O hall de projectos de inovação irá demonstrar produtos tecnológicos desenvolvidos de forma independente pelos estudantes com base no conhecimento e aptidões desenvolvidas durante o curso. high
Pong!

Pong!

PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete ... e que ganhem os melhores!

Apresentamos também a Engenharia Informática e como os conhecimentos desta área foram usados pelos alunos do curso na construção deste PONG.

Informática Artesanal

Informática Artesanal

O que faz andar os computadores não é a electricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel.

Robôs à solta

Robôs à solta

Nesta actividade os visitantes vão ter a oportunidade de aprender a programar um pequeno robô. A actividade destina-se a mostrar os conceitos básicos de programação através de uma linguagem visual muito simples.

Mundos Virtuais

Mundos Virtuais

Certamente já todos jogaram o célebre jogo de computador "Os Sims". Estão portanto habituados a ver e comandar personagens em mundos virtuais. E que tal serem capazes de criar um mundo em que a definição do comportamento e interação entre todos os objetos presentes? Este objetivo está verdadeiramente ao alcance dos leigos em matéria de programação de computadores. Venha aprender um pouco de pensamento computacional e alguns princípios da programação.

Snake AR

Snake AR

Snake AR é um jogo multimédia competitivo para duas pessoas em que cada jogador controla uma cobrinha virtual. A principal diferença desta aplicação em relação aos jogos de computador tradicionais é o facto de este jogo utilizar como cenário uma foto do mundo real. Os jogadores podem assim criar um nível de jogo utilizando elementos e obstáculos do mundo real. O objectivo dos jogadores será sobreviver o máximo tempo possível sem sair do plano de jogo, sem tocar nos obstáculos presentes nesse plano ou sem tocar na cobrinha do oponente.

NovaEmotions

NovaEmotions

Jogo onde cada jogador tem de fazer o melhor sorriso, ou a melhor cara de raiva! Técnicas de visão por computador permitem fazer o reconhecimento das expressões faciais.

Aplicações na Web

Aplicações na Web

Uma grande parte dos sistemas informáticos estão hoje disponíveis através da Internet, acessíveis a todos através de um “Browser”. Nesta actividade é possível perceber como funciona uma aplicação na Internet e experimentar como fazer uma página web integrando informação de várias proveniências.

Inteligência artificial

Inteligência artificial

Este jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e optimização, processamento de restrições e até a criar um programa capaz de jogar o jogo do galo. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática.

codingfest.org

codingfest.org

A actividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. A actividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo. Mais informação em codingfest.org

Jogos para terapia da fala

Jogos para terapia da fala

Neste jogo não se usam teclados nem outros periféricos para controlar as personagens. O jogador tem que controlar as personagens com a voz. Este jogo demonstra como estamos a integrar exercícios de terapia da fala em jogos de computador para motivar as crianças durante as sessões de terapia.

Pacman Multijogador

Pacman Multijogador

O Pacman é um jogo clássico que existe desde 1980. Na EXPO FCT vamos dar-vos a experimentar uma versão do Pacman multijogador que foi desenvolvida por aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Informática (MIEI) no Departamento de Informática. Esta versão do jogo usa nova tecnologia desevolvida no departamento que permite a vários jogadores (que controlam respectivamente o Pacman e os Fantasmas) jogarem colectivamente através do seu browser. Depois dos jogos vão ainda ficar a perceber como é que a tecnologia peer-to-peer foi usada de forma a tornar este jogo utilizável pelos seus jogadores.